Introdução:
Por que os filhos
são tão parecidos com os pais? Por que os gatos geram sempre
gatinhos, e não cachorros, por exemplo? Essas eram as perguntas que
muitos se faziam antes dos trabalhos de Mendel sobre a
hereditariedade. Em 1750, alguns cientistas acreditavam na teoria da
pré-formação, na qual um pequeno indivíduo em miniatura estaria
presente no esperma ou no óvulo.
Em 1866, Mendel
publicou um trabalho sobre hereditariedade, o qual não recebeu
devida atenção na época. Através dos trabalhos de Mendel
concluiu-se que:
- Cada organismo possui um par de fatores responsável por determinada característica;
- Esses fatores são recebidos dos indivíduos, paterno e materno;
- Quando um organismo tem dois fatores diferentes pode ocorrer que apenas uma das características se manifeste;
- Os fatores de um par contrastante não se misturam.
A técnica que
possibilitou Mendel chegar a essas conclusões foi basicamente
autofecundação e fecundação cruzada com diferentes espécies de
ervilhas. Vamos tentar reproduzi-la?
Materiais: Flores Hibiscus (representando as flores de ervilhas) vermelha e rosa (espécie 1 e 2); tesoura e pincel.
Objetivo Geral:
Reproduzir a técnica de Mendel.
Procedimentos:
- Identificar, na flor, o gineceu e o androceu, diferenciando cada estrutura que os compõem;
- Explanar o processo de autofecundação;
- Demonstrar o processo de fecundação cruzada: remover os estames da flor da espécie 1;
- Recolher, com um pincel, os estames da flor da espécie 2;
- Passar o pincel, com os estames, na flor da espécie 1.
Discussão:
- Por que Mendel autofecundava as especies de ervilhas por seis gerações seguidas?
- Qual o propósito de Mendel ao realizar a fecundação cruzada entre diferentes espécies de ervilhas?
- Que fatores garantiram o sucesso dos experimentos de Mendel?
Nenhum comentário:
Postar um comentário