segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aula prática de Biologia: Demonstrando a técnica de Mendel



Introdução:

Por que os filhos são tão parecidos com os pais? Por que os gatos geram sempre gatinhos, e não cachorros, por exemplo? Essas eram as perguntas que muitos se faziam antes dos trabalhos de Mendel sobre a hereditariedade. Em 1750, alguns cientistas acreditavam na teoria da pré-formação, na qual um pequeno indivíduo em miniatura estaria presente no esperma ou no óvulo.
Em 1866, Mendel publicou um trabalho sobre hereditariedade, o qual não recebeu devida atenção na época. Através dos trabalhos de Mendel concluiu-se que:
  • Cada organismo possui um par de fatores responsável por determinada característica;
  • Esses fatores são recebidos dos indivíduos, paterno e materno;
  • Quando um organismo tem dois fatores diferentes pode ocorrer que apenas uma das características se manifeste;
  • Os fatores de um par contrastante não se misturam.
A técnica que possibilitou Mendel chegar a essas conclusões foi basicamente autofecundação e fecundação cruzada com diferentes espécies de ervilhas. Vamos tentar reproduzi-la?

Materiais: Flores Hibiscus (representando as flores de ervilhas) vermelha e rosa (espécie 1 e 2); tesoura e pincel.

Objetivo Geral: Reproduzir a técnica de Mendel. 

Procedimentos:
  • Identificar, na flor, o gineceu e o androceu, diferenciando cada estrutura que os compõem;
  • Explanar o processo de autofecundação;
  • Demonstrar o processo de fecundação cruzada: remover os estames da flor da espécie 1;
  • Recolher, com um pincel, os estames da flor da espécie 2;
  • Passar o pincel, com os estames, na flor da espécie 1.
Discussão:
  • Por que Mendel autofecundava as especies de ervilhas por seis gerações seguidas?
  • Qual o propósito de Mendel ao realizar a fecundação cruzada entre diferentes espécies de ervilhas?
  • Que fatores garantiram o sucesso dos experimentos de Mendel?
 

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